terça-feira, setembro 25, 2012

A cura pelo inhame

Fiquei impressionada com as propriedades do inhame. Muitos falam que a cura das doenças está na alimentação, estou chegando à mesma conclusão. Também achei várias receitas, que postarei depois. Com certeza vale a pena experimentar e incluir nas refeições diárias.


A cura pelo Inhame

O INHAME TEM PROPRIEDADES DEPURATIVAS E DESINTOXICANTES.


Entre os alimentos com importantes benefícios para a saúde está o inhame, um tubérculo rico em amido, fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio,fósforo e ferro.
 Por ser uma rica fonte de nutrientes, o inhame é bastante disseminado como alimento imprescindível na dieta da primeira infância. Além disso, é reconhecido como um agente eficaz na prevenção da malária, dengue e febre amarela.
 Diversas pesquisas e livros sobre o tema citam que durante a colonização da África muitas aldeias foram dizimadas pela malária quando os colonizadores brancos substituíram o cultivo do inhame por outros mais lucrativos, como a cana-de-açúcar, e os nativos foram obrigados a reduzir o consumo do tubérculo.
 Mas, além dessas propriedades, uma das principais características do inhame é o seu poder depurativo e desintoxicante. Na cultura popular, diz-se que o inhame “limpa o sangue”. O alimento, na verdade, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias através da pele, dos rins e do intestino.
 O inhame é recomendado no tratamento de diversas doenças, como reumatismo, artrite, inflamações, infecções e foi durante muito tempo empregado no tratamento contra sífilis. Também é utilizado para aumentar a fertilidade em mulheres, no tratamento da tensão pré menstrual e para amenizar os sintomas da menopausa devido a presença de fitoestrógenos.
 Esse poderoso tubérculo também tem a propriedade de fortalecer o sistema imunológico.
Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos.
Na Índia, o sistema médico ayurvédico também indica o consumo desse alimento para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.
Mas nem só de “dentro para fora” o inhame é útil, o alimento utilizado na forma de cataplasma pode ser usado para tratar furúnculos, abcessos, ajudar na cicatrização de feridas, eczemas, cicatrizes, espinhas, auxiliar a reduzir o inchaço e a dor após fraturas e queimaduras e até mesmo para cuidar de unha encravada.

O inhame que possui todas essas propriedades é o tubérculo pequeno, de casca marrom ou cinza, também conhecido como inhame japonês ou chinês. Existem outras espécies de inhame e também um tubérculo chamado cará que pode ser confundido com esse alimento. Apesar de serem comestíveis, esses tubérculos não detêm o mesmo poder curativo do inhame.

Extraído da revista Homo Optimus- abril 2006-ano 7- revista n.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário