sábado, setembro 29, 2012

Lombo de porco ao leite

Esta receita é muito saborosa, com ingredientes simples e sofisticado ao mesmo tempo.



LOMBO DE PORCO AO LEITE



Para 4-6 porções

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
2 colher (sopa) de óleo vegetal
1kg de lombo de porco
sal a gosto
pimenta do reino preta moída na hora
2 1/2 xícaras (ou mais) de leite

Modo de Preparo
Em uma panela de fundo grosso, que acomode o seu lombinho, coloque a manteiga e o óleo vegetal, e ligue em fogo médio alto. Quando a espuma da manteiga baixar, adicione a carne com o lado mais gorduroso para baixo até dourar. Vire e continue virando até dourar todos os lados por igual. Se sentir que a manteiga está ficando muito escura, diminua o fogo.
Adicione o sal, pimenta do reino e uma xícara de leite, adicionando vagarosamente para não evaporar todo o leite. Deixe cozinhar por 30 segundos, diminua para fogo baixo e feche a panela de pressão. Cozinhe por aproximadamente 30 min. Desligue a panela e espere sair a pressão, verifique se formou um molho, se tiver muito líquido, espere engrossar como um molho. Quando este molho se formar, adicione mais uma xícara de leite, deixe cozinhar por 10 minutos e, em seguida, tampe a panela. Depois de 30 minutos deixe a panela semi-destampada. Continue virando a carne de tempos em tempos.
Quando perceber que o leite está acabando, adicione mais 1/2 xícara. Continue cozinhando até que a carne esteja macia ao ser espetada por um garfo e todo o leite tenha se transformado em um molho castanho-escuro.

Quando a carne estiver no ponto, transfira para uma tábua de cozinha e deixe descansar por alguns minutos. Incline a panela e retire a gordura que ficar por cima. Adicione duas ou três colheres de sopa de água e deixe ferver em fogo alto, raspando o fundo com uma colher de pau. Regue a carne fatiada com o molho e sirva imediatamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário