quarta-feira, janeiro 09, 2013

Mousse de chocolate e damasco


Mousse de chocolate é tudo de bom, com damasco então. Delícia! Delícia!!!



MOUSSE DE CHOCOLATE E DAMASCO

 
Ingredientes
Mousse
1 lata de Creme de Leite, sem soro
1 tablete de Chocolate Meio Amargo
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar

Purê de damasco
100 g de damasco
 
Modo de Preparo
Mousse:
Aqueça o Creme de Leite em banho-maria, em um recipiente refratário. Enquanto isso, pique o Chocolate e em seguida misture ao Creme de Leite , mexendo até derreter e formar um creme liso. Em uma batedeira, bata as claras com o açúcar até dobrar de volume. Misture delicadamente as claras batidas ao creme de chocolate.

Purê de damasco:
Leve ao fogo os damascos com duas xícaras (chá) de água. Deixe ferver até ficarem macios. Retire do fogo, espere amornar e bata a mistura no liquidificador. Reserve.

Montagem:
Coloque em um recipiente metade da quantidade de mousse, o purê de damascos e, por último, a mousse restante. Cubra com papel de alumínio ou com filme plástico e leve para gelar por aproximadamente 3 horas ou até que a mousse esteja firme.

Dicas:
- Para retirar o soro do Creme de Leite deixe a lata na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos no fundo e escorra o soro.
- Caso deseje uma consistência mais fluida, mantenha o soro.
- Substitua o damasco por outras frutas como, por exemplo, pêssego, manga, ameixa.
- Ao misturar o creme de chocolate às claras em neve, faça-o delicadamente para evitar que desestruture as claras. Utilize uma espátula de borracha, tipo pão duro, para facilitar o seu trabalho. O resultado será uma mousse mais leve.
- Se possível, coloque a mousse em recipiente transparente para melhor visualização das camadas, valorizando ainda mais o resultado final.
- Reserve um pouco de purê de damasco e, com o auxílio de um bico de confeitar, decore a superfície da mousse, formando ziguezagues mesclados, ou círculos.

Congelamento:
Congele a mousse já pronta, em uma tigela apropriada, tampada ou envolvida em filme plástico para uso culinário. Retire o ar, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, passe para a geladeira cerca de 6 horas antes de servir.

Microondas:
Em um recipiente refratário com tampa, leve ao microondas os damascos e uma xícara e meia (chá) de água na potência média por aproximadamente 5 minutos. Retire, espere amornar e bata no liquidificador. Pique o Chocolate e coloque-o em um recipiente refratário médio. Leve ao microondas na potência alta por cerca de 3 minutos. A seguir, acrescente o Creme de Leite e mexa até formar um creme liso. Prossiga a receita normalmente.
 
Rendimento: 8 porções

Fonte: Cozinha Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário