sábado, janeiro 12, 2013

Pão Sírio

Anteriormente postei a receita de Beirute, então lembrei que em alguns lugares o pão sírio é mais difícil de encontrar. Tem 2 versões da receita, uma de farinha branca e a outra integral. 



RECEITA DO PÃO SÍRIO



A receita do pão sírio foi trazida ao Brasil no século XX pelos imigrantes sírio-libaneses. Com o pão sírio é possível ousar e abusar dos ingredientes, variando o recheio e transformando um simples pão achatado em algo delicioso. Frutas, chocolate e geleias podem ser adicionados à receita do pão sírio na versão doce. Vamos então à receita?

Receita de pão sírio – Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo de soja
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 copo de água morna
1 copo de leite morno

Como fazer pão sírio

Coloque em uma tigela a farinha de trigo com o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e coloque o óleo, o leite e o fermento dissolvido na água. Misture essa receita do pão sírio até formar uma liga. Coloque a massa de pão sírio em uma superfície enfarinhada e sove até ficar lisa. Cubra com um pano e deixe a receita de pão sírio crescer por 30 minutos.
Em seguida, divida a massa em bolinhas e abra com um rolo formando os pães sírios com 10 centímetros de diâmetro. Coloque-os em um tabuleiro enfarinhado e deixe crescer por mais 15 minutos em local abafado.  Asse a receita de pão sírio por 5 a 10 minutos em forno pré-aquecido.



****************************


PÃO ÁRABE INTEGRAL
Esse pão é conhecido como pão árabe, pão sírio ou pão pita. É uma receita simples e fácil de fazer. Essa versão usa farinha de trigo integral

Ingredientes

Rende: 10 unidades

225 g de farinha de trigo integral
225 g de farinha de trigo branca
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar
7 g de fermento biológico seco instantâneo
300 ml de água morna, ou conforme a necessidade


Modo de preparo

Prep: 30 min | Cozimento: 10 min | Tempo adicional: 2 horas, descansando

1.Numa tigela, peneire as farinhas e o sal, depois junte o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele bastante água morna para obter uma massa mole.

2.Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela levemente untada e cubra-a com um pano de prato. Deixe-a fermentar num local aquecido por 1 a 1½ hora ou até ter dobrado de volume.

3.Devolva a massa crescida à superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco. Depois sove-a novamente por 2 a 3 minutos. Divida-a em 10 pedaços e modele-os como bolas. Abra cada bola, formando um pão oval com cerca de 5 mm de espessura. Deixe-os na superfície enfarinhada para que cresçam em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

4.Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230°C. Ponha no forno 3 tabuleiros antiaderentes (ou 3 tabuleiros enfarinhados) para aquecê-los por cerca de 5 minutos. Disponha os pãezinhos árabes nos tabuleiros quentes e asse-os por 8 a 10 minutos ou até estarem firmes e dourados.

5.Coloque-os numa grade metálica para esfriar. Sirva-os quentes ou esquente-os na grelha ou na torradeira, se necessário. O pão árabe é melhor se for consumido no dia em que foi feito, mas pode ser conservado por 1 a 2 dias, embrulhado em papel-alumínio.

Fonte: http://allrecipes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário