terça-feira, março 26, 2013

Bacalhau no caldeirão

Esta receita foi uma amiga que me enviou, uma apostila com as 100 melhores receitas de bacalhau, então aí vai pra vocês, uma opção diferente para preparar o seu bacalhau da Páscoa.




BACALHAU NO CALDEIRÃO

 

Ingredientes:

Ø  800 g de bacalhau,
Ø  250 g de tomates vermelhos muito maduros
Ø  3 dentes de alho
Ø  l colher de sopa de pimentão doce
Ø  l ramo de salsa
Ø  100 ml de vinho branco seco
Ø  azeite

Preparação:

Demolha-se o bacalhau durante 24 horas, mudando de água 3 vezes.  Quando estiver no ponto de sal, escorre-se e seca-se. Enfarinha-se as postas, douram-se em azeite e mudam-se para uma panela de ferro. No azeite que sobrar, fritam-se os dentes de alho muito picados.  Quando começarem a tomar cor acrescenta-se o pimento então e o vinho branco. Deita-se este molho sobre as postas de bacalhau.

Escaldam-se os tomates, pelam-se, eliminam-se as sementes e reduzem-se a puré.  Salga-se a gosto. Coloca-se uma colherada de tomate sobre cada posta de bacalhau e polvilha-se com um picado de alho e salsa fresca. Leva-se ao forno a temperatura média durante uns 15 minutos aproximadamente. serve-se muito quente, no mesmo recipiente em que foi ao forno.

Conselho final:

Pode-se servir com um picado de clara de ovo cozido sobre o tomate.  As batatas cozidas também são um bom acompanhamento para este prato.

Fonte: Apostila 100 Receitas de Bacalhau



Nenhum comentário:

Postar um comentário