domingo, abril 14, 2013

Como preparar o brócolis ou couve-flor sem perder nutrientes

Muitos torcem o nariz para estes legumes, mas vale a pena insistir, principalmente com as crianças, pois os benefícios que eles trazem para a saúde são muito importantes. Confira abaixo.



COMO PREPARAR O BRÓCOLIS / COUVE FLOR SEM PERDER NUTRIENTES
 

O brócolis (ou couve flor) deve ser cozido no vapor.
Se não tiver panela a vapor, pode ser feito na panela de pressão da seguinte maneira, refogar alho e cebola, acrescentar o brócolis já higienizado, deixar a panela um pouco aberta para eliminar os gases, fechar a panela de pressão, começou a pegar a pressão, desligar a panela.

Congelamento
Se desejar congelar, faça o seguinte, depois que tirar da panela de pressão, jogue os legumes numa vasilha cheia de água com gelo e deixe por 3 minutos, isto se chama branqueamento, utilizado para parar o cozimento do legume, escorra bem e coloque em potes fechados ou saquinhos próprios para congelamento.

O brócolis e couve flor previnem várias doenças.

Este procedimento também é valido para os outros legumes.

Fonte: Sesi – Nutr. Daniela

******************************

Agora veja os benefícios do brócolis e da couve flor abaixo. Eu fiz uma pesquisa na internet, só esqueci de anotar a fonte. Se desejarem saber mais sobre estes legumes vá no Google e procure os benefícios do brócolis ou da couve-flor.

Brócolis
Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

Couve-Flor
Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C, muito rico em vitamina A e vitamina B6, possui grandes quantidades de folato e potássio, além de ter muitas fibras em sua composição. É um excelente alimento para quem está precisando diminuir o consumo de calorias. Uma xícara de couve-flor possui apenas 25 kcal.

Ainda tem elementos como bioflavonóides e outras substâncias químicas, que podem gerar uma proteção auxiliar contra o desenvolvimento do câncer.



3 comentários: