sexta-feira, abril 26, 2013

Nhoque sem glúten e sem leite

Esta receita  é para as amigas que me pediram receitas sem leite e sem glúten; tem mais receitas assim, no blog. Agora vocês podem se deliciar com comidas saborosas e saudáveis!



NHOQUE SEM GLÚTEN E SEM LEITE





Farinha sem glúten
·         30grs de farinha de arroz
·         30grs de polvilho doce
Ingredientes para o Nhoque
·         200grs de batata já descascada (pesar depois de descascada)
·         1 gema (tamanho médio)
·         10grs de margarina sem leite ( 1 colher de sopa, ler o rótulo com atenção. Caso não ache a margarina sem leite, pode substituir por azeite)
·         1 pitada de sal
·         40grs de farinha sem glúten
Nota: um pouco de farinha sem glúten adicional (mais ou menos 20g) para polvilhar a pia.
Rendimento: Em torno de 250grs (um prato fundo)

Modo de fazer
Cozinhar as batatas em 800ml de água com sal a gosto. Depende do paladar de cada um.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorrer a água e deixar no escorredor por 5 minutos ou pouco mais, para sair bem toda a água do cozimento. Passar depois por um espremedor apropriado.
Colocar numa tigela as batatas espremidas, a gema e a margarina. Misturar primeiramente com uma colher e depois acrescentar a farinha sem glúten e, quando já estiver um pouco misturado, amassar suavemente com as mãos até a massa ficar homogênea.
Polvilhar a pia ou uma mesa com um pouco da farinha sem glúten que sobrou e faça rolinhos com espessura de 6cm a 8cm mais ou menos.. Cortar em pedacinhos de uns 2cm.
Levar para cozinhar os nhoques em pouca quantidade de cada vez, isto é, não cozinhar todos de uma vez só, em 1 1/2 litro de água já com sal (a gosto) e umas gotas de óleo.
Assim que os nhoques subirem retirar com uma escumadeira. Ficar atento ao processo de cozimento que é bem rápido. Caso perceba que alguns nhoques ficaram no fundo da panela, solte-os delicadamente com uma escumadeira.
Fazer um bom molho de tomates e espalhar por cima.
Obs.: Caso a pessoa prefira o nhoque mais salgado pode colocar mais um pitada de sal.

Fonte: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário