sábado, maio 11, 2013

Leite de arroz

Com a recente divulgação do leite contaminado, decidi postar mais receitas de leites vegetais. No blogue já tem receitas de leite de soja, de castanhas do Pará, de amêndoas, de coco, de aveia e agora leite de arroz. Muito fácil de fazer e pode substituir a preparação de pães, tortas, bolos, etc. 
Tem 4 receitas diferentes abaixo, vc escolhe a que preferir!



LEITE DE ARROZ INTEGRAL
 

Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Ingredientes
2 copos de arroz
4 copos de água

Preparo: 
Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.





******************************




LEITE DE ARROZ 


Ingredientes
1 xícara de arroz cru lavado
2 xícaras de água

Modo de preparo
Deixar de molho por 4 horas. Bater por 2 minutos no liquidificador e coar.

Fonte: Veg-Brasil


******************************


Leite de Arroz (vegana)

 
Ingredientes
2 xícaras de arroz integral cru, lavado e escolhido
800 ml de água filtrada

Preparo
Deixe o arroz de molho por seis horas na água filtrada. Coloque o arroz com a água do molho no liquidificador e bata por quatro minutos. Leve ao fogo junto com o restante da água e deixe levantar fervura. Coe a mistura usando uma peneira fina e deixe esfriar. Guarde na geladeira.

Dica - Este leite é ideal para bolos, tortas e preparações doces.



******************************


LEITE DE ARROZ: 
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar 
- 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio 

- 1/2 colher das de chá de sal 
- Metade de uma fava de baunilha 

Modo de fazer: 
1º Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso. 

2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso. 

3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado. 

Nota: 
Adicionando cálcio: 
Você pode adicionar cálcio ao leite misturando uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca. 

Adicionando ômega 3: 
Para fazer um leite enriquecido com ômegas, adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto. Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro. 

Fonte: http://dietasgsc.blogspot.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário