quarta-feira, junho 19, 2013

Casca do Maracujá (Benefícios e Receitas da Farinha)

Você sabia que a casca de maracujá, que costumamos jogar fora, tem muitos benefícios para nossa saúde? E que ainda nos ajuda a emagrecer? Então aí vão receitas caseiras para a farinha de maracujá (tem 3 abaixo). Depois postarei mais receitas com casca de maracujá.

BENEFÍCIOS DA CASCA DE MARACUJÁ



FIBRA DA CASCA DE MARACUJÁ CONTRA GORDURA

A fibra da casca do maracujá é um bloqueador natural de gordura, por isso ajuda na redução da taxa de colesterol e na diminuição da glicemia.

A casca do maracujá, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação.

Ela chegou ao mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabete. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos, ajudando você a perder peso.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estomago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

A pectina é uma fração de fibra volátil que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos. A fibra de maracujá trabalha reduzindo a taxa de glicose, colesterol e auxiliando em programas de emagrecimento e no controle da diabete.

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos.

O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la ao cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: "Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar". Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).

Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação em barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, prepare a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico (sem agrotóxico).

COMO FAZER
Lave 10 maracujás e mergulhe por 20 minutos numa mistura de água e vinagre. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Rendimento: Aproximadamente 150 gramas.

NUTRIENTES EXTRAS
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais:

Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: previne anemia e aumenta a disposição.

Cálcio: ajuda a fortalecer os ossos, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA

Uma colher de sopa cheia três vezes ao dia, que equivalem a 30 gramas de fibra de maracujá ao dia.



******************************

RECEITA DA FARINHA DE CASCA DE MARACUJÁ

A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra que tira a fome, controla os níveis de açúcar no sangue, facilitando o controle da diabetes e ajuda a emagrecer. Confira a receita:

Ingredientes

4 cascas de maracujá;
forno;
tabuleiro;
liquidificador.

Modo de preparo

Retire a parte branca da casca do maracujá e leve estas ao forno até que fiquem secas e quebradiças. Depois bata no liquidificador e guarde num recipiente bem fechado.
Adicione esta farinhas nas 3 principais refeições do dia e beneficie-se de suas propriedades medicinais.

Benefícios da farinha da casca do maracujá

Ajudar a emagrecer;
Controlar os níveis de açúcar no sangue;
Saciar o apetite;
Diminui a absorção de gorduras;
Ajuda a baixar o colesterol;
Diminui a absorção de carboidratos;
Combate a prisão de ventre.
Mas para que o indivíduo perceba estes benefícios é preciso ingerir a farinha da casca do maracujá diariamente e ter uma alimentação adequada.



******************************


RECEITA DA FARINHA DE CASCA DE MARACUJÁ

Veja como o preparo da farinha de casca de maracujá é simples

1.   Selecionar maracujás firmes e sem rugas, retirar a polpa e partir as cascas ao meio ou em mais pedaços;
2.   Colocar as cascas em assadeira e levar ao forno médio, por 30 minutos, mexendo de vez em quando;
3.   Assim que as cascas estiverem torradas, retirá-las do forno e batê-las no liquidificador. Se restarem alguns grumos, devem ser peneirados.
4.   A farinha deve ser guardada em um vidro limpo, seco e bem fechado, ao abrigo de calor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário