terça-feira, junho 11, 2013

Doce de abóbora cristalizado

Tem pessoas que preferem o doce de abóbora cristalizado, então aí vão 2 receitas diferentes para você escolher a que preferir. Tudo de bom!



DOCE DE ABÓBORA CRISTALIZADO



Ingredientes

1 e 1/2 kg de abóbora
2 colheres (sopa) de cal virgem
2 litros de água
1 kg de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 cravos-da-índia
1 pau de canela
Açúcar cristal  

Modo de preparo

Tire a casca da abóbora e corte-a em cubos. Reserve. Dissolva a cal na água, coloque os pedaços de abóbora dentro e deixe repousar por cerca de duas horas. Escorra e lave bem os pedaços de abóbora em água corrente. Leve ao fogo o açúcar, a água, os cravos e a canela, deixe ferver até que o açúcar esteja dissolvido, junte os pedaços de abóbora e cozinhe em fogo brando por 30 minutos. Adicione mais água se necessário. Retire do fogo e espere esfriar. Escorra os pedaços de abóbora em uma peneira, passe-os em açúcar cristal e deixe secar ao sol. Sirva. 

Dica:  A cal virgem deixa o doce cristalizado crocante por fora e macio por dentro.




******************************


DOCE DE ABÓBORA CRISTALIZADA

Ingredientes
1 kg de abóbora de pescoço cortada em cubos
1 colher (sopa) de cal
Água, o suficiente para cobrir
7 xícaras (chá) de açúcar cristal (dividido em 4, 2 e 1 xícara)
1 pau de canela
4 dentes de cravo

Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque os cubos de abóbora, a cal e cubra com água. Deixe descansar por 1 hora. Escorra bem a água e passe os cubos de abóbora na água corrente. Coloque-os em uma panela, cubra com água e deixe ferver por 5 minutos. Despreze essa água. Volte a panela para o fogo, acrescente 2 xícaras (chá) de água e 4 xícaras (chá) do açúcar. Deixar ferver por alguns minutos e deixar esfriar dentro da calda. No dia seguinte, acrescente 2 xícaras (chá) do açúcar e ferva novamente. Retire a panela do fogo e deixe esfriar novamente dentro da calda. No último dia, coloque 1 xícara (chá) de açúcar e levar novamente ao fogo até ferver. Deixe esfriar na calda novamente e estará pronto para servir.

Fonte: Edu Guedes



Nenhum comentário:

Postar um comentário