sábado, junho 22, 2013

Pizza sem glúten (para celíacos)

Mais uma opção para quem tem intolerância à lactose e ao glúten. Para se alimentarem de uma forma saudável e gostosa! Tem o vídeo explicando o passo a passo.


 PIZZA MUITO GOSTOSA, MASSA SEM GLÚTEN E SEM LEITE!






Farinha sem glúten para Pizza
Ingredientes
200grs de farinha de arroz
200grs de polvilho doce
100grs de farinha de tapioca (ver abaixo como preparar a farinha a partir da tapioca em grãos*)
12grs de goma xantana** (4 colheres de chá)

Misturar tudo muito bem, guardar num recipiente plástico ou vidro bem fechado.
* a farinha de tapioca por ser difícil de encontrar pode ser feita com a tapioca encontrada em supermercados (a tapioca em bolinhas, antes de bater) e batida no liquidificador até virar farinha. Bater muito bem.
**Mistura de gomar guar e goma xantana dawww.saboralternativo.com.br – pode ser encontrado também em lojas de produtos naturais.

Massa para a Pizza
15grs de fermento biológico fresco
15grs de açúcar (1 colher de sopa rasa)
195grs de farinha sem glúten (1 ½ xícara)
2 grs de sal (1colher de chá rasa)
1 ovo
45g de margarina sem leite (2 colheres sopa não muito cheias)
150ml de água (3/4 xícara)
papel manteiga

Maneira de fazer
Dissolver as 15grs de fermento com o açúcar, 50ml da água morna (não pode estar muito quente ou fervendo) e uma colher de sopa da farinha preparada sem glúten. Misturar bem e deixar descansar por 10 a 15 minutos tampado com filme e uma toalha para que o fermento cresça (ver filme abaixo). Pode-se aproveitar o calor do forno, que deverá pré-aquecido por cerca de 20 minutos na potência de 220 a 250 graus, para deixar a travessa com esta mistura repousando próxima.
Enquanto espera a massa com o fermento crescer, corte dois círculos de papel manteiga do tamanho da forma de pizza e unte bem, de um lado só de cada folha, com margarina (não substituir por óleo). Colocar a forma de pizza (vazia) no forno para que ela vá aquecendo também (sem o papel).
Depois que o fermento crescer, colocar o ovo, o resto da farinha sem glúten, o sal, margarina e o restante da água (=100ml) por último. Mexer com uma colher até estar tudo bem misturado.

Colocar a metade da massa num dos círculos de papel (do lado untado) e outro círculo por cima com o lado untado virado para baixo (a massa rende duas pizzas, portanto metade da massa serve para fazer uma pizza). Abrir a massa com as mãos estendendo até as beiradas (ver procedimento no vídeo acima). Quando achar que está uniforme e que atingiu o tamanho certo, retirar o papel de cima delicadamente. De preferência, tente deixar a massa fina, pois fica mais gostosa e crocante.

Retirar a forma do forno e colocar a massa diretamente na forma quente com o papel manteiga por baixo. Deixar entre 10 e 15 minutos na mesma temperatura, para cozinhar e tostar um pouco a massa (esse tempo vai depender de cada forno. Em caso de dúvida, olhe o fundo da massa. Quando estiver dourada por baixo está boa para ser retirada). Retirar, deixar esfriar um pouco e rechear a pizza a gosto. Levar novamente ao forno, por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja levemente crocante.

Bom Apetite! (e passem adiante, para muitos celíacos e intolerantes ao glúten esta vai ser uma ótima notícia!)
--

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 (www.vidasemglutenealergias.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário