sábado, julho 20, 2013

Pão de centeio da minha mãe

Esta receita aprendi com a minha mãe. Me lembro quando ela fazia e o cheiro delicioso se espalhava pela casa toda! Estava procurando nas minhas anotações e hoje eu encontrei! Pena que não tenho todos os ingredientes pra fazer ainda hoje, mas farei em breve.


PÃO DE CENTEIO
 

Ingredientes:
6 xícaras (chá) de centeio
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 litro de leite
100g de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de sal
2 tabletes de fermento Fleischmann


Modo de Preparo:
Numa vasilha põe-se o açúcar, o leite morno, esfarela-se o fermento, deixar 5 min., mexer e colocar a manteiga derretida morna. Mexer, juntar o sal, despejar as farinhas (trigo e centeio) e aveia, mexer e trabalhar a massa, ir juntando a farinha à medida que precisar até não grudar nas mãos.

Colocar a massa em uma vasilha untada para levedar por aproximadamente 2 horas, dentro do forno desligado.

Dividir a massa em 6 pedaços, e colocar em forma untada e deixar crescer novamente.


Depois levar ao forno aquecido em 200oC até dourar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário