quinta-feira, outubro 31, 2013

Vatapá da Chef Benê

Assisti aula com a Chef Benê e provei as delícias preparadas por ela. Além da simpatia e simplicidade, ela nos ensina dicas diversas. O sabor do vatapá é tuuudooo de booommm!!!


VATAPÁ DA CHEF BENÊ



Ingredientes
·        700 g de bacalhau
·        150 g de cebola em pedaços
·        3 dente(s) de alho
·        300 g de tomate sem pele em pedaços
·        120 g de pimentão vermelho em pedaços
·        3/4 xícara(s) de chá de folhas de coentro
·        700 g de pão de forma sem casca
·        240 ml de água
·        720 ml de leite de coco
·        120 ml de azeite de dendê
·        1 xícara(s) de chá de camarões secos, sem casca e sem cabeça
·        2 colher(s) de sopa de gengibre fresco ralado
·        1 xícara(s) de chá de castanha de caju picada
·        Sal e pimenta do reino a gosto
·        2 kg de filé de pescada
·        200 g de amendoim


Modo de Preparo
Colocar o bacalhau numa tigela, cobrir com água fria e deixar de molho por 36 horas, trocando a água 3 ou 4 vezes (se o tempo estiver quente, deixar a tigela na geladeira). Escorrer o bacalhau e eliminar a pele e as espinhas.

Passar o bacalhau na máquina de moer ou no processador de alimentos junto com a cebola, os dentes de alho, os tomates, os pimentões e as folhas de coentro. Colocar a mistura numa tigela, cobrir com filme plástico e deixar marinar.

Enquanto isso, numa tigela grande, esmigalhar o pão com as mãos. Umedecer com a água e 1 xícara de leite de coco e no liquidificador, bater em velocidade alta até triturar bem e passar para uma tigela.

Numa panela grande, colocar o azeite de dendê, levar ao fogo alto, deixar aquecer e juntar a mistura de bacalhau, os camarões secos e o filé de pescada. Cozinhar mexendo de vez em quando com uma colher de pau, por 15-20 minutos.

Acrescentar o pão e o leite de coco restante, e continuar cozinhando, mexendo sempre, até surgirem bolhas na superfície da mistura. Juntar o gengibre, as castanhas e o amendoim e cozinhar por mais 5 minutos, verificar o tempero e acrescentar sal e pimenta a gosto. Tirar do fogo e servir.


Dica: Se preferir substitua o peixe por frango, na quantidade proporcional ao do peixe. O frango deverá estar cozido e processado, ou desfiado.
As duas receitas ficam ótimas. Mas a minha preferida foi a de peixe.

A receita rende bem. Se desejar congelar, deverá esfriar a panela numa vasilha com água e gelo, colocar em potes, retirando o ar, e levar ao freezer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário