quinta-feira, dezembro 26, 2013

Couve-de-bruxelas (receitas e seus benefícios)

Outro dia comprei couve de bruxelas e não sabia como preparar, então fui pesquisar na internet. Como sou curiosa, também quis saber sobre os seus benefícios e fiquei surpresa com a quantidade de vitaminas e nutrientes que tem este vegetal. Li em vários sites que, se consumida frequentemente, evita várias doenças, inclusive o câncer. Então resolvi divulgar sobre isto, pois vale a pena incluir em nossa alimentação esse vegetal tão saudável.



Couve de Bruxelas e seus benefícios para a saúde





A Couve de Bruxelas, ou “repolhinho”como é popularmente chamada, é um vegetal capaz de  proporcionas altos níveis de vitamina C e outros nutrientes que aumentam a imunidade.
São ricas em sulforafano, que é um desintoxicante cancerígenos e que ajuda a prevenir danos no DNA quando consumidos regularmente  e pode ajudar a minimizar a propagação do câncer de mama.
Eles ainda contêm pequenas quantidades de gorduras omega-3, zinco e selênio,  nutrientes esses que muitos não consomem a quantidade diária recomendada, além de fósforo, ferro e vitamina A.
As pessoas que comem grandes quantidades de couve de bruxelas e outras couves, tem redução do risco de desenvolver câncer de próstata, colorretal e câncer de pulmão.
Toda essa proteção se deve ao fato de ser um alimento rico em indóis e outros compostos  protegem contra o câncer e também pode reduzir a propagação do câncer e além disso, contém fibras, o que também pode ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue e ajuda na saúde digestiva, além de ser um alimento com baixas calorias.
Dicas práticas: 
Selecione brotos brilhantes e  verdes com cabeças apertadas e sinal de folhas amarelas. Cozinhar brevemente em água ou no vapor rapidamente  são as melhores maneiras de cozinhá-los e preservar seus nutrientes. Não cozinhe demais, porque a maior parte do teor de vitamina c serão destruídos e pode alterar seu sabor e dá-lhes um odor desagradável.

A couve de bruxelas vai muito bem refogada com outros legumes, em ensopados, sopas ou cozidos com carnes e como tira gosto com molhos diversos… mas segue uma receitinha para variar:

RECEITA: COUVE DE BRUXELAS COM CASTANHAS
Ingredientes: 
- 4 xícaras de couve de bruxelas
- 2 colheres de sopa de azeite ou manteiga clarificada
- 1 xícara de castanha de caju sem sal
- pitada de noz-moscada ralada
- sal e pimenta
- 1/2 xícara de amêndoas para decorar

Modo de preparo:
Cozinhe as couves de Bruxelas em uma panela grande, em água fervente, levemente salgada por 5 minutos. Escorra bem.
Coloque o azeite em uma panela grande com fogo médio. Adicione as couves de Bruxelas e refogue, mexendo sempre, por 3 minutos, adicionar-lhes as castanhas e noz-moscada.
Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Cozinhe por mais  2 minutos,desligue o fogo. Transferir para um prato, espalhe as amêndoas e servir.

Sugestão: Pode adicionar pitadas de cebola e sal desidratados, se quiser.

 

Sobre a autora: Jackeline Queiroz

Jackeline é Nutricionista pós graduada em Nutrição clínica e Terapia Nutricional oral, enteral e Parenteral. Possui anos de experiência em consultório. Sua linha de atendimento baseia-se na Nutrição Funcional. Amante da boa e saudável nutrição!

******************************

Refogado de Couve-de-Bruxelas com Tomate-Cereja (vegana)


Ingredientes
400 g de couve-de-bruxelas
10 tomates-cereja médios
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de salsinha desidratada
Sal a gosto

Preparo
Limpe as couve-de-bruxelas, tire as folhas externas que estejam mais estragadas. Lave-as e parta ao meio. Lave os tomates-cereja e parta-os ao meio. Coloque em uma frigideira o azeite de oliva e as couve-de-bruxelas. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até as couve-de-bruxelas começarem a ficar macias. Incorpore os tomates, a salsinha e o sal. Refogue, mexendo delicadamente de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Fonte: www.azeite.com.br
www.petitchef.

******************************

COUVE DE BRUXELAS COM GORGONZOLA E NOZES

Ingredientes para 4 pessoas
400 gr de couve de bruxelas
200 gr de queijo gorgonzola cremoso
16 metades de nozes
30 gr de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de rosca (farinha de pão)

Modo de preparo
Lave as couves de bruxelas descartando as folhinhas estragadas mais externas e cozinhe ao vapor por 15 minutos.

Quando estiverem prontas coloque-as em um pirex ou em 4 forminhas individuais, cubra com o gorgonzola (amassado previamente com um garfo); e polvilhe com a farinha de rosca.

Leve ao fogo uma panelinha com a manteiga e mexa até que ela fique transparente; jogue a manteiga derretida sobre a farinha de rosca e polvilhe as nozes trituradas (separe 4 metades para a decoração).

Leve ao forno preaquecido a 220 °C por 10 minutos e se seu forno tiver a função grill deixe alguns minutos nessa função para dourar, se não tiver, deixe alguns minutos com o calor apenas na parte superior do forno. Sirva imediatamente.


******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário