terça-feira, abril 29, 2014

Bolo Chocomonkey (Chocolate e banana)

Esta receita aprendi no Sesi, o diferencial desta receita é que as cascas de banana também são aproveitadas, abaixo tem o valor nutricional da banana e das cascas. Vamos evitar o desperdício aproveitando as frutas na sua forma integral. Tenho outras receitas que utilizam as cascas de bananas, vou postar aos poucos. 

BOLO CHOCOMONKEY




Ingredientes
2 bananas com casca
1 xícara (chá) de água
3 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de farinho de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Lave bem as bananas e bata no liquidificador com a água.
Reserve.
Bata os ovos até dobrarem de volume, acrescente a mistura das bananas, o chocolate em pó, o açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo.
Bata bem e acrescente o fermento em pó.
Asse em fôrma untada e enfarinhada, em forno médio preaquecido.

Rend.: 16 porções
Valor calórico da porção: 146,39 kcal

Fonte: Guia de alimentação (Missão Possível)
Sesi (Alimente-se bem infanto-juvenil)

******************************
BENEFÍCIOS DA BANANA
A banana, principalmente a prata, dentro do contexto atual alimentar e nutricional, é uma fruta com características originais e peculiares.
Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida - em menos de duas horas -, a banana é recomendada para todas as idades.
Para os bebês é um alimento privilegiado devido sua diversidade de nutrientes. É base de muitas formulações para crianças de primeira idade (baby foods).
As crianças, de uma maneira geral, aceitam as bananas voluntariamente, podendo-se reforçar as merendas escolares, por exemplo.
Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.
Para os adultos ela pode isoladamente constituir ou complementar uma refeição rápida e agradável.
Saudável, a banana pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.)



A banana é uma fruta de valor nutricional indiscutível, representa uma excelente fonte de energia de rápida absorção e fácil digestão devido ao seu teor de carboidrato. Contêm vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio). É a segunda fruta que mais contem potássio (100g de banana prata = 396mg de potássio), perdendo apenas para o abacate (100g de abacate = 599mg de potássio).


******************************

BENEFÍCIOS DA CASCA DA BANANA

De acordo com pesquisas, a casca da banana é altamente poderosa, tem luteína, antioxidante capaz de proteger os olhos contra a exposição ultravioleta. Contida de muita fibra, também regula os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a diminuição do colesterol ruim (LDL), e ajuda ao funcionamento do intestino, algo muito positivo para a prevenção de várias doenças. Em geral, podem ser encontrados na casca da banana magnésio, fósforo e cálcio que se resume em um alto valor nutritivo.

******************************




Nenhum comentário:

Postar um comentário