terça-feira, julho 01, 2014

Coxinha sem glúten

Eu conheço várias pessoas que não podem consumir glúten, e sei da dificuldade de encontrar receitas assim, por isso resolvi compartilhar essa receita especial pra vocês. Quem não puder consumir lactose, pode substituir o leite por leite de soja ou outro leite vegetal. Coxinha é tudo de bom! Mas só de vez em quando, ok.


 COXINHA SEM GLÚTEN



A coxinha de batata sem glúten é leve, saborosa e nutritiva


Ingredientes Massa:
1kg de batata Binge ou Asterix cozida e espremida (Dica aproximadamente 1.200kg de batata)
500gr de caldo de frango
200gr de leite
200gr de creme de arroz
02 caldo de frango sem glúten (Dica - Veja indicação sem glúten nos ingredientes da embalagem).
50gr de margarina com no mínimo 60% lipídios
1 colher chá de Carboximetilcelulose (Dica - conhecido como CMC ou Liga Neutra)
sal a gosto.
Fubá pré cozido e leite para empanar.
(Utensílios: Panela , colher ou remo de acrílico e espremedor de batata)

Ingredientes do Recheio:
1kg de peito de frango
500gr de água
02 caldo de frango
Cebola e alho a gosto
Salsa e cebolinha a gosto
Sal, pimenta do reino e colorífico a gosto.
(Utensílios: Panela de pressão e panela comum)
modo de preparo

Preparo Recheio:
Cozinhe o peito de frango na pressão de 10 a 15 minutos em aproximadamente 500ml de água com o caldo de frango, cebolinha e cheiro verde. Após, reserve 500gr do caldo, desfie o frango e tempere a gosto.

Dica - Para esta massa podemos utilizar outros recheios como carne seca, queijo dentre outros...

Preparo da massa:

Cozinhe as batatas até ficarem macias, porém, não pode deixar cozinhar demais. Elas ficam apenas macia. Descasque as batatas antes de esfriar para a casca não grudar, em seguida já esprema num espremedor e reserve estas batatas.

Numa panela coloque o caldo de frango, os tabletes de caldo de galinha e a margarina. Leve ao fogo para ferver por cinco minutos ou até derreter bem a margarina e caldo de galinha. Acerte o sal. Lembrando que o sal deste caldo deve ser apurado porque vai os outros ingredientes. 

Enquanto o caldo de frango ferve, dissolva três ou quatro colheres de colheres de creme de arroz no leite. Pegue esta mistura e adicione na panela sem parar de mexer até engrossar em seguida adicione aos poucos o restante do creme de arroz e o CMC sem parar de mexer. Abaixe o fogo e vai virando a massa na panela para não grudar e até que a massa esteja cozida. 

O ponto de cozimento é quando você já não sente a aspereza do creme de arroz. 

Abra a massa numa pedra para dar uma pré-esfriada e ficar na mesma temperatura da batata que provavelmente estará morna. Passe novamente no espremedor a batata junto massa para unir os dois preparos e veja se ficou bom de sal.

Após coloque esta massa numa vasilha e amasse bem para que a massa fique bem agregada na batata. Se a massa estiver grudando nas mãos acrescente uma colher de margarina na massa e amasse bem.

Faça bolinhas com peso aproximado de 40 grs de massa e recheie. Cada coxinha vai pesar aproximadamente 50 grs e o rendimento desta receita é de aproximadamente 40 unidades.

Para empanar passe as coxinhas no leite e em seguida no fubá. Obs: se preferir pode colocar uma pitada de sal no leite.

Após empanar tire o excesso de fubá, pois o objetivo é apenas dar uma maquiada na coxinha com o fubá para não grudar na panela e o excesso de fubá suja e queima o óleo muito rápido.


Fonte: Revista Sabores do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário