segunda-feira, agosto 25, 2014

Bananada integral e doces de casca de banana

As cascas das frutas tem muitos nutrientes, aprendi isso no Sesi (tem uma receita no blog Bolo Chocomonkey (Chocolate e banana) que utiliza a casca também, fica uma delícia. Encontrei estas receitas do Sesc ensinando a utilização integral dos alimentos, e utilizando as cascas como ingrediente principal.
Também é uma forma de diminuir a fome onde muita gente sofre com a falta dos alimentos. Fiz uma pesquisa onde falam das propriedades da casca da banana. Postei um resumo abaixo. Confiram!

                                        BANANADA INTEGRAL



Ingredientes
• 6 bananas prata ou d’água bem maduras
• 200 g de açúcar
• 10 g de canela em pau
• 5 g de cravo
• 10 ml de suco de limão

Modo de Preparo
Lavar as bananas com casca em água corrente e escova.
Cortar em rodelas. Bater no liquidificador com 300 ml de
água.

Adicionar o restante dos ingredientes.

Cozinhar em fogo baixo até soltar do fundo da panela.


******************************

DOCE DE CASCA DE BANANA
Ingredientes
• 5 xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e picadas
• 2 1/2  xícaras (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Cozinhar as cascas, em pouca água, até amolecerem.

Retirar do fogo e escorrer. Bater as cascas com um pouco de água no liquidificador e passar por peneira grossa.
Juntar o açúcar e levar novamente ao fogo, mexendo
sempre, até desprender do fundo da panela.

Dicas: Se desejar fazer docinho de enrolar, basta  acrescentar, após passar por peneira grossa, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e levar ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

Deixar esfriar um pouco e acrescentar 1 colher (sopa) de margarina, misturando bem.

Deixar esfriar, enrolar e passar por açúcar cristal.

******************************

GELÉIA DE CASCA DE BANANA
Ingredientes
• 1 kg de casca de banana
• 1 kg de açúcar
• 1 colher (sopa) de caldo de limão
• 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Levar para cozinhar as cascas com água e quando amolecer, bater no liquidificador. Depois, colocar em uma panela, acrescentar o açúcar e o limão e levar de volta ao fogo para cozinhar, mexendo de vez em quando, no início, e depois mexer sempre até soltar do fundo da panela. Retirar da panela e deixar esfriar.

Fonte: Mesa Brasil – Sesc
(Aproveitamento Integral dos Alimentos)

******************************


******************************

NUTRIENTES DA CASCA DA BANANA

Confira as propriedades benéficas que possui a fruta banana, são inúmeros nutrientes e fontes de vitaminas.
     
  A banana caracterizasse como  fruta comum no Brasil, e a mesma tem sido cada vez mais incluída no cardápio das pessoas, porque traz inúmeros benefícios para o organismo a partir de suas propriedades. Contém 3 açúcares naturais – sucrose, frutose e glicose, que são capazes de saciar a vontade de comer doce. Além disso possui triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, capaz de promover o bem estar e melhorar o humor.

A banana é uma das frutas que possui alto teor nutritivo em sua casca.
Mais do que uma fruta saborosa, a banana é muito potente, em se tratando de benfeitorias para o organismo. Rica em ferro, combate a anemia, pois estimula a produção de hemoglobina no sangue. Ainda é repleta de vitaminas A, C e do complexo B, super importante para o funcionamento e metabolismo dos diferentes sistemas do corpo. Apenas duas unidades de banana pode gerar energia suficiente para se praticar exercícios intensos com duração de 90 minutos.

Por ser fonte de potássio e mineral, se tornou muito importante no treino de atletas, uma vez que ajuda na manutenção dos músculos. Sua polpa é capaz de causar efeito antiácido natural, por isso que é indicado no início da gravidez, para conter os incômodos enjoos matinais. Repleta de benefícios a banana ainda vai mais além, quando também, oferece nutrientes em sua casca.

De acordo com pesquisas, a casca da banana é altamente poderosa, tem luteína, antioxidante capaz de proteger os olhos contra a exposição ultravioleta. Contida de muita fibra, também regula os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a diminuição do colesterol ruim (LDL), e ajuda ao funcionamento do intestino, algo muito positivo para a prevenção de várias doenças. Em geral, podem ser encontrados na casca da banana magnésio, fósforo e cálcio que se resume em um alto valor nutritivo.

 ******************************

Banana:
Quando comparado com a casca, o fruto tem o dobro de fósforo. Mas é na casca (que contém cálcio, sódio e potássio), usada para fazer doces, que está um percentual maior do antioxidante carotenóide.


Fonte: Cura pela Natureza


                           ******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário