sábado, fevereiro 07, 2015

Grão-de-bico: o "Grão da felicidade"

Que grão-de-bico faz bem à saúde, todo mundo sabe, mas fiquei pasma ao ver quantas propriedades tem esse grão, chamado por muitos de "Grão da felicidade". Postei abaixo o que achei melhor resumir, de forma clara, os benefícios deste valioso grão. No blog tem várias receitas com grão-de-bico, depois postarei mais receitas para incluirmos o grão-de-bico nas nossas refeições diárias.


GRÃO-DE-BICO: O “GRÃO DA FELICIDADE”




Rico em Minerais

O grão de bico é rico em ferro, zinco, potássio, manganês, cálcio, magnésio e ácido fólico. Além uma grande quantidade de proteínas e aminoácidos.

O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que em outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a valor nutricional é muito superior à das demais leguminosas, porque essas proteínas são melhor aproveitadas pelo corpo.

O grão-de-bico também é considerado uma excelente fonte de manganês, mineral essencial que atua na síntese de diversas enzimas importantes, relacionadas à produção de energia e as defesas antioxidantes.

Aumento da Serotonina

O grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro. Há também a síntese de mielinaum isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervososo que pode melhorar o raciocínio, a disposição física e também o humor.
É repleto de triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante a sensação de bem-estar. Alguns estudos afirmam que o grão-de-bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que conferiu ao grão-de-bico o título de “grão da felicidade”.

Bom para Saúde da Mulher

Ele acumula fitoestrógenos, por isso já começa a ser usado em terapias de reposição hormonal na menopausa. Essas substâncias, também chamadas de hormônios vegetais, têm se mostrado capazes de prevenir a osteoporose e problemas cardiovasculares (embora não tanto quanto a soja).

 

Ajuda na Saúde do Coração

O grão de bico, devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. O grão-de-bico ainda possui ômega 3 e 6, que evitam doenças circulatórias e coronárias.

Segundo estudos, o grão-de-bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e AVC. As fibras presentes nessa leguminosa são geralmente solúveis em água, por isso o grão-de-bico também colabora para o bom funcionamento do coração, pois diminui a absorção de açúcar, gordura e colesterol.

Como preparar o grão de bico?


Escolher os grãos, lavar e deixar de molho por 8h. Se tiver problemas com gases, retire a casca.  Em uma panela de pressão deixe cozinhar por 20 minutos.

******************************


Fonte: Santa Dieta

******************************


OS PODERES DO GRÃO-DE-BICO

Apesar de ainda não ser um alimento muito consumido no Brasil, o grão-de-bico tem propriedades nutricionais pra lá de interessantes e que auxiliam desde a perda de peso até no combate a depressão, considerada por muitos como a doença do século. Se você ainda tem dúvidas sobre consumir ou não, veja os seis maiores benefícios do grão-de-bico:

- Mais nutritivo que o feijão
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

- 

Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

- 

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

- Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

- Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano, a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar.

- Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

Fonte: Grano Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário