quinta-feira, março 26, 2015

Biomassa de banana verde

A melhor receita da biomassa de banana verde que encontrei foi esta. Muitas receitas são elaboradas a partir desta biomassa, super benéfica para a saúde, e que depois deste processo seu sabor fica neutro e pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. Depois postarei algumas receitas, tem algumas que aproveitam até as cascas. Aqui a receita é de um cacho da banana, mas vc pode fazer a quantidade que desejar. Abaixo tem os benefícios da biomassa. Vale a pena experimentar!


BIOMASSA DE BANANA VERDE




Ingredientes
Um cacho de banana verde não climatizada

Utensílios:
Panela de pressão
Faca
Tesoura (opcional)
Tábua
Escorredor
Pinça ou pegador de legumes ou macarrão
Liquidificador ou processador de alimentos
Modo de Preparo:
Com uma faca ou tesoura, separe do cacho as bananas verdes não climatizadas.

Lave-as bem. Dependendo da origem desse cacho, é preciso lavar com água e sabão, utilizando uma esponja. Se for esse o caso, enxágue bem.

Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e, quando abrir fervura, adicione as bananas verdes com casca. Esse procedimento se chama “choque térmico” e é muito importante. Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo pela válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos.

Depois desse tempo, desligue o fogo, mas não abra a panela. Deixe perder a pressão naturalmente. Não acelere o processo, colocando a panela debaixo da água da torneira, por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.

Destampe a panela e descasque as bananas com o auxílio de um garfo, pois é preciso descascá-las ainda quentes (e depressa!).

Em seguida, centrifugue ou bata no liquidificador até que se transforme em uma pasta quente. Lembre-se de que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisar estar o mais quente possível para facilitar o processo.

Caso a banana esfriar na primeira vez que você fizer, não bata em processador ou liquidificador, pois ela vai estar dura. Nesse caso, coloque-a em banho-maria (em um pirex dentro de uma panela com água, no fogo). Espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.

Não jogue fora as cascas. Guarde-as em um pote com água e vinagre na geladeira por até 5 dias, na proporção de 1 copo de água para 1 colher de sopa de vinagre. Se fizer uma quantidade grande, as cascas picadas podem ser congeladas por até 60 dias.

Dica 1 :
Explico o que é "banana verde não climatizada":
Todas as bananas que são vendidas comercialmente em feiras e supermercados passam por um processo de aclimatação, isto é, são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Essas bananas não servem. Por isso, você deve procurar a banana verde “de verdade”, isto é, aquela que foi retirada do cacho e foi diretamente para sua casa.


Fonte: Portal Orgânico

Chef Renato Caleffi


****************************


BIOMASSA DE BANANA VERDE – O QUE É?

É uma massa feita de banana verde  cozida, com textura de purê, que é acrescentada nas receitas e age como um espessante, substituindo leite condensado, creme de leite, maionese, etc. Não tem gosto de banana e não altera o sabor dos alimentos. É tido como um alimento funcional muito saudável!

Por que alimento funcional?

A biomassa de banana verde  apresenta uma grande quantidade de amido resistente que não é digerido nem absorvido pelo organismo, como as fibras!

No intestino, a biomassa fortalece as bactérias boas, melhorando a capacidade de absorção de nutrientes, estimulando o sistema imunológico, auxiliando no bom funcionamento do trânsito intestinal, bem como reduzindo a absorção de colesterol e açúcar do sangue, contribuindo para a saúde dos ossos e músculos.

É rica em vitamina A, B1, B2, minerais essenciais como magnésio, potássio, fósforo e sódio, e antioxidantes. Suas fibras aumentam a saciedade, diminuindo a ingestão calórica, sendo, portanto, uma ótima aliada da sua dieta de emagrecimento.
Também é uma ótima opção para pessoas que têm restrição alimentar  ao glúten e à lactose. Nas receitas “gluten free”, a biomassa de banana verde  melhora a textura, deixando-as mais macias.

Dica:
A massa é pesada, se for usar o liquidificador, coloque um pouco de água mineral quente (não a do cozimento) para ajudar a bater.

Congele em pequenas porções e, para usar, descongele na temperatura ambiente e depois leve ao fogo com um pouco de água, mexendo até que fique homogênea. Lembre-se que quanto mais fogo, mais grossa ela fica! 

Fonte: Lar-natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário