sexta-feira, abril 24, 2015

Alimentos que reduzem o mau colesterol

Preciso reduzir o mau colesterol, então busquei alimentos e remédios caseiros para me ajudarem a conseguir um bom resultado. Conheço várias pessoas com esse problema também, então estou postando aqui no blog para ajudar meus amigos. Tem alguns remédios caseiros já conhecidos, mas tem alguns, que eu não conhecia. Tem outro post no blog Alimentos para reduzir o colesterol, de 9.8.13. Confira aí.

REDUZEM O MAU COLESTEROL




Reduzir o colesterol na corrente sanguínea por meio da alimentação requer uma dupla estratégia, ensinam os especialistas da Associação Americana do Coração: assim como o poupador não deve aplicar todo dinheiro em apenas um investimento, não adianta nada consumir apenas um alimento. É preciso cortar ou reduzir drasticamente os produtos que aumentam o colesterol e passar a consumir, de forma equilibrada, o maior número possível de alimentos que ajudam a reduzir as taxas dessa gordura no sangue.

CONHEÇA 20 ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL NO SANGUE:
1.  Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc): essa substância auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides. 

2.  Soja e derivados: rica em vitamina E, ela aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol.

3.  Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.

4.  Chia: rica em fibras e ômega 3, uma dobradinha poderosa contra o colesterol. 

5.  Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto. 

6.  Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL. 

7.  Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).  

8.  Quinua: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado

9.  Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.

10.              Linhaça: fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.

11.               Quiabo: aqui, é a grande quantidade de fibras solúveis que ajuda a reduzir o colesterol no sangue.  

12.              Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).

13.               Berinjela: ela contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicérides. 

14.              Uva e suco de uva: aqui o dono do “milagre” se chama resveratrol, presente tanto na fruta quanto no suco integral dela. 

15.              Cebola: além de reduzir o colesterol, ela tem ação anti-inflamatória, o que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos. 

16.              Maçã: ela é rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue. 

17.              Feijão: rico em fibras solúveis, adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.

18.              Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol. 

19.              Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue. 

20.              Aveia: ela contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total. 



******************************

SUCO DE BERINGELA PARA O COLESTEROL

O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que serve para baixar seus valores de forma natural.

A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol.


Ingredientes

·         1/2 berinjela fatiada com casca
·         Suco natural de 3 laranjas


Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.
******************************


Estudos dizem que berinjela emagrece e reduz o colesterol

Estudos recentes apontam resultados positivos do vegetal na perda de peso, redução do colesterol e complicações cardíacas, entre outros. Saibam quais são os benefícios da berinjela.

1. Reduz o colesterol
Em 1997, pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. No ano passado, estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha de berinjela como melhor opção para o controle do colesterol. A farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal e é mais indicada do que o suco e o consumo do vegetal in natura. De sabor agradável, semelhante à farinha de mandioca, ela deve ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. Duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes. A berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol, com remédios.

2. Emagrece
Mulheres obesas que ingeriram 14g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período. Como conseqüência, as mulheres que consumiram a farinha de berinjela também viram reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. Além do alto teor de fibras, que provoca saciedade e diminui a fome, a berinjela é composta por 92% de água. Sua função diurética também é bem-vinda para a perda de peso e bom funcionamento dos rins.

3. Reduz dores articulares
A farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares. Apesar das qualidades, a berinjela estimula a formação de radicais livres no organismo, que pode provocar envelhecimento precoce. Para evitar o problema é preciso associar o consumo frutas cítricas ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola, que combatem os radicais livres.

4. Melhora a função intestinal
A berinjela é rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal. Sua farinha reduz o desconforto causado pela prisão de ventre, mas é preciso beber, no mínimo, 1 litro de água por dia. Hidratadas, as fibras facilitam a evacuação.

5. Diminui o risco cardíaco
O consumo de flavonóides, responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, está sendo relacionado com a diminuição de complicações cardíacas. Pesquisas também mostram que o potássio do vegetal ajuda a controlar a pressão arterial.

******************************


COMO BAIXAR AS TAXAS DE COLESTEROL RUIM DO SANGUE?

Além do principal cuidado, que é a alimentação balanceada, com a redução de gorduras, frituras e o aumento da ingestão de frutas e verduras, fibras, também o hábito de praticar uma atividade física por meia hora ao menos, três vezes por semana, ajudará incrivelmente nessa questão!

Também há receitas caseiras que podem baixar o colesterol ruim de maneira muito significativa, se unidas aos cuidados já citados, impedirão a formação das placas de gorduras nas artérias e veias e o consequente entupimento destas.

É claro que existem causas genéticas, que determinam o modo como o colesterol é metabolizado pelo organismo, assim como doenças, tais como:
·         diabete,
·         problemas renais,
·         problemas hepáticos,
·         de tireóide,
·         obesidade e sedentarismo.

Esses casos devem ser investigados através de exames médicos, depois de uma consulta com um endocrinologista, de preferência, e a causa deve ser tratada de acordo com a necessidade.

VEJA ALGUNS REMÉDIOS CASEIROS

·         ALHO: amasse 2 dentes de alho e deixe-os de molho em um copo de água por 6 horas, coe e tome até 3 vezes ao dia. Também pode-se tomar uma cápsula de alho (encontradas em farmácias), duas vezes ao dia.
·         BERINJELA: pique a berinjela, deixe-a de molho na água, coe e tome esse suco misturado com o suco de três limões em um litro de água, 3 copos ao dia.
·         CEBOLA: ingerir a cebola na alimentação, abundantemente, menos de forma frita.
·         CENOURA: beba um copo de suco de cenoura, uma hora antes do almoço ou coma uma cenoura crua, também antes do almoço.
·         LIMÃO: faça a chamada “cura do limão”, que funciona assim: no primeiro dia, utilize o suco de um limão, no segundo dia, o suco de dois limões, no terceiro, três e assim por diante, até chegar a dez. Quando chegar o décimo dia, ir regredindo, até chegar novamente a um limão. Esse suco deve ser sempre diluído em água e bebido ao longo do dia.
·         ABACAXI, MAÇàE TANGERINA: estas frutas deverão substituir uma das refeições, preferencialmente o desjejum; na primeira semana, use o abacaxi, na segunda a maçã e na terceira a tangerina. Na quarta, repete-se a primeira e assim vai se revezando.
·         
   1ª semana: DENTE-DE-LEÃO E SETE SANGRIAS: misture em partes iguais as ervas e use 3 colheres de sopa em 1 litro de água fervente, com o suco de um limão. Beba 2 ou 3 xícaras ao dia. 
·         
    2ª semana: SETE SANGRIAS E TANCHAGEM: misturar as ervas em partes iguais, usar 3 colheres de sopa em 1 litro de água fervente, com suco de limão e beber 2 ou 3 xícaras ao dia. 
·         
    3ª semana: CHAPÉU-DE-COURO E SETE SANGRIAS, misturadas proporcionalmente, usa-se 3 colheres de sopa em 1 litro de água fervente, bebe-se 2 ou 3 xícaras ao dia, misturadas com o suco de um limão. 
·         
    4ª semana: repetir a indicação da primeira semana e ir alternando assim, entre 3 ou 4 meses.
·         
   CÁPSULAS: alcachofra (3 cápsulas de 200mg ao dia, às refeições); berinjela (6 cápsulas de 600mg ao dia, às refeições); gingko biloba ( 1 cápsula de 200mg, 3 vezes ao dia).


******************************


REMÉDIO CASEIRO PARA BAIXAR O COLESTEROL COM ALCACHOFRA E ALFACE

 

O remédio caseiro para baixar o colesterol com alcachofra é ótimo, pois a alcachofra é uma planta que protege o fígado e possui um grande poder no combate do colesterol.

Ingredientes
·         2 alcachofras
·         1250 ml de água

Modo de preparo
Cozinhar as alcachofras na água e quando levantar fervura aguardar, aproximadamente, 7 minutos e desligar o fogo.

Tomar o caldo desta cozedura durante todo o dia. Este procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.

 

SALADA DE ALFACE PARA BAIXAR O COLESTEROL

A salada de alface com cenoura e limão para baixar o colesterol é uma outra opção de remédio caseiro, pois ela tem um baixo teor de gordura.

Para a fazer, basta colocar em um recipiente alface lavada e picada, cenoura crua ralada, cebola em rodelas e temperar com 1 limão espremido e alguns dentes de alho fresco.

No tratamento para baixar o colesterol, aconselha-se evitar ingerir alimentos de origem animal e também alimentos gordurosos, como frituras. Usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais auxiliam o organismo a eliminar excesso de gordura do sangue, resultando em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário