sábado, abril 11, 2015

Sorvete de biomassa de banana com maracujá

Esta é mais uma receita do curso de sorvetes naturais e funcionais que aprendi no Sesc, muito fácil de fazer fica simplesmente delicioso!
No blog tem os benefícios e como preparar a biomassa de banana verde, postei há poucos dias atrás. Então vou falar sobre os benefícios do maracujá. No blog tem um post de como preparar a farinha de maracujá, abaixo tem uma receita diferente. 

SORVETE DE BIOMASSA DE BANANA COM MARACUJÁ
 

Ingredientes:
4 bananas nanicas verdes cozinhas com cascas
4 colheres de sopa de leite condensado cheias
Suco puro de quatro maracujás

Modo de preparo
Descasque as bananas, coloque no liquidificador e junte ao suco de maracujá sem as sementes, reservando as sementes de um maracujá.

Bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Despeje em uma vasilha própria para congelamento, misture a semente reservada de
maracujá e leve ao freezer por 6 horas.
                                                                                                             

Fonte: BONNUTRI

Dica: Você pode substituir o maracujá pela mesma quantidade de frutas vermelhas, ou açaí.

                            ******************************


O que que o maracujá tem?

Tem vitamina A, C e as do complexo B e sais minerais como o ferro, cálcio, fósforo e sódio e pectina.

Benefícios do maracujá

A fruta tem propriedade antioxidante, contribui para a  saúde dos ossos, tem efeito calmante,  ansiolítico, diurético e analgésico.

Propriedades da farinha de maracujá

A farinha feita com a casca do maracujá, por ser rica em pectina (parte branca da casca), ajuda a reduzir o açúcar do sangue (diabetes), a dificultar a absorção de gordura pelo organismo, a aumentar a saciedade e a eliminar as toxinas.

Seu consumo regular combate a anemia, dá pique, melhora a produção hormonal, a memória, a circulação e a oxigenação das células.

 

Chá das folhas do maracujá

O maracujá (passiflora edulis), no registro da Anvisa, aparece como fitoterápico com propriedade ansiolítica, sedativa e calmante, em casos leves de insônia, irritação e ansiedade.

A recomendação é que não se use junto com medicamentos sedativos ou depressores do sistema nervoso. A dose recomendada é 1 colher de sopa das folhas em 1 xícara de água fervente, tomar 1 xícara de 1 a 2 vezes ao dia, eventualmente.

Receita – faça a sua farinha de maracujá

Lave 7 maracujás orgânicos e mergulhe em uma mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro de água) por 20 minutos. Passe novamente pela água corrente.

Corte ao meio, retire a polpa (aproveite e congele em porções individuais para fazer sucos), corte a casca em tiras finas, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que fiquem bem sequinhas.

Deixe esfriar e coloque no processador (ou liquidificador) até obter uma farinha. Passe por uma peneira grossa e já está pronta. Guarde em uma vasilha fechada!

Fonte: Lar-Natural



Nenhum comentário:

Postar um comentário