sábado, fevereiro 27, 2016

Benefícios do chá de laranja

Outro dia postei uma receita de geléia de laranja e soube dos inúmeros benefícios da laranja, e o melhor é que a casca também ajuda a combater inúmeras doenças. Hoje encontrei receitas de chás utilizando as cascas de laranja, vale a pena consumir esta fruta tão facilmente encontrada no nosso país. 
(o link que comentei acima Geléia de laranja com a casca)

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE LARANJA


A laranja é uma das frutas tropicais mais apreciadas no mundo inteiro, muito popular, de preço acessível e com propriedades nutricionais notórias. Rica em vitamina C, e também A e B, rica de minerais como cálcio, potássio e betacaroteno. Seu uso cotidiano é indicado na prevenção de gripes e resfriados.  Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com a fruta se fazem sucos, doces, bolos, chás, caldas  e diversas outras receitas, já que é bastante versátil, além de nutritiva e refrescante!


Nosso foco hoje é a casca da laranja, veja abaixo seus principais benefícios.


·                   Ajuda no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros.

·                   Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.

·                   Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.

·                   Protege a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz.


A casca da laranja é utilizada na forma de chá, para tratar enxaqueca e também emagrecer, assim como prevenir e combater algumas doenças e distúrbios como ansiedade, estresse, histeria. Mas a melhor parte é seu efeito EMAGRECEDOR.


O sucesso do chá, se deve as suas propriedades antioxidantes, o que beneficia ainda mais o organismo, já que o protege de doenças e aumenta e melhora a limpeza orgânica e remove o excesso de líquidos, combatendo o inchaço.



Se a casca for utilizada fresca, ou seca na sombra, ela também conserva vitamina C, sendo o chá um bom preventivo de gripes e resfriados. Também funciona como antidepressivo natural, antiespasmódico, anticoagulante, tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas, desintoxicantes e sedativas.


O chá é indicado em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrintestinais, como: acidez estomacal, cólicas do aparelho digestivo, flatulência e má digestão.



Como fazer o chá de casca de laranja


Ingredientes:

– 6 laranjas

– 2 litros de água


Modo de fazer:


1.    Descascar as laranjas e reservas as cascas;

2.    Colocar a água junto às cascas da laranja para ferver;

3.    Deixar fervendo por mais ou menos 30 minutos;

4.    Coar o chá e estará pronto para consumo.


Nota: você pode consumir o chá varias vezes durante o dia, em jejum, antes das refeições e no desjejum, não tem contra-indicações.

CURIOSIDADES SOBRE A CASCA DA LARANJA


A casca de laranja pode ser comparada com a casca de maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Sua ingestão regular otimiza o aparato digestivo. Remove gases, azia, eructação ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Os experimentos realizados também demonstram que este produto natural é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicérides, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições em decorrência do peso corporal excessivo.


Auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber 1 colher de chá do pó de casca de laranja em 1 copo de água mineral, pelo menos 3 vezes na semana.


Fonte: http://emagrecervidaesaude.com.br/


******************************

CHÁ DE LARANJA PARA GRIPE

O chá de laranja é um excelente remédio caseiro para gripe pois, além de ser muito saboroso, ele é rico em vitamina C.

Ingredientes

  • 1 limão
  • 2 laranjas
  • 2 colheres de mel
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro, o primeiro passo é descascar o limão e as laranjas e colocar suas cascas para ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Retire todo o suco das frutas com a ajuda de um espremedor e adicione-o no recipiente onde está o chá resultante das cascas.
A mistura deve voltar a ferver por, aproximadamente, 10 minutos. Após coar, adicione o mel e o chá de laranja está pronto para ser bebido. O indivíduo com gripe deve tomar esse chá várias vezes ao dia.
Esse remédio caseiro é eficaz devido à grande quantidade de vitamina C presente nos ingredientes utilizados, que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais protegido contra todas as doenças.
Fonte: Tua Saúde

******************************

CHÁ DE LARANJA, HORTELÃ E MEL


Ingredientes
·         1 litro de água
·         Cascas de 2 laranjas
·         1/2 xícara (chá) de hortelã
·         3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo
1.  Leve a água ao fogo com as cascas de laranja e as folhas de hortelã, deixe ferver por cerca de 3 minutos
2.  Após esse tempo, acrescente o mel
3.  Tampe e deixe entrar em infusão por, aproximadamente, 15 minutos
4.  Sirva quente ou gelado

Fonte: Tudo Gostoso

                                                    ******************************


CHÁ UTILIZANDO CASCAS DE LARANJA E ABACAXI


Além de reaproveitar as partes que seriam jogadas fora, essa bebida tem propriedades termogênicas, que elevam a temperatura do corpo e ajudam a emagrecer.

Ingredientes:
– 1,5 litros de água
– 3 colheres (sopa) de gengibre bem picado
– Casca higienizada de um abacaxi inteiro
– Casa higienizada de uma laranja
– 1 colher (sopa) de açúcar branco ou cristal
– Mel
– Cravo da índia
– Canela em pau

Como fazer:
1. Leve ao fogo a água junto com as cascas do abacaxi, laranja, o gengibre, a canela e o cravo. Deixe a mistura cozinhar por 20 minutos.

2. Em outra panela, coloque o açúcar e leve ao fogo até caramelizar. Quando estiver no ponto, acrescente o chá. Aproveite esta mudança de recipiente para coar a bebida. Este cuidado com o açúcar é o que deixará o chá um pouco mais escuro. Caso opte por utilizar açúcar mascavo, não deixe-o caramelizar, para não ficar amargo.

3. Com tudo junto, deixe ferver por mais cinco minutos. Quando a temperatura diminuir, acrescente o mel. É importante que a bebida não esteja fervendo para que o mel não perca as suas propriedades.

4. Beba à vontade.

Fonte:  CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário